imagens em 3D

Há algum tempo atrás fui, como muita gente também o fez, ver a estreia do filme Avatar.
Já me tinham falado no que se sente quando se assiste a um filme (...)
exibido em 3D, daí o estar ansiosa para que o filme começasse.
O filme começou e, imediatamente pus os óculos que nos tinham sido dados à entrada. Alguma coisa se passava com os meus óculos.
 Eu ouvia a agitação das outras pessoas na sala, motivada supunha eu, pelas cenas que decorriam, mas para mim, aquelas eram imagens iguais às que via num qualquer outro filme, sem os tais efeitos.
Pus óculos, tirei óculos e nada das tais sensações. Olhei à minha volta desiludida e frustrada, esperando pelo intervalo para perguntar aos meus amigos o que poderia haver de errado com os meus óculos.
Quando finalmente o intervalo chegou, o meu espanto foi ainda maior ao perceber que os meus óculos estavam perfeitos, mas eu continuava sem conseguir ver imagens em 3D.
Desiludida, e sem compreender o que se passava, acabei por esquecer o assunto, até ao momento em que esta informação me chegou às mãos.
Decidi divulgar esta matéria, para que, outras pessoas que passaram pelo mesmo, não se sintam confusas como eu me senti:


“ As imagens tridimensionais que são transmitidas em cinemas ou televisores 3D funcionam da seguinte maneira: duas imagens são geradas simultaneamente e enviadas para os óculos, que as separam para que cada olho enxergue apenas uma delas. No cérebro, ocorre o processo da fusão binocular, momento em que as imagens são unidas e geram a sensação tridimensional.
a grande maioria dos pacientes com estrabismo moderado ou grave não pode enxergar as três dimensões".


Então os óculos não servem para nada?

Na verdade, eles servem sim. Mesmo que você não possa enxergar as três dimensões dos filmes, é importante utilizar os óculos para que as imagens não sejam vistas de maneira duplicada. As duas lentes dos óculos 3D fazem a junção da imagem no seu cérebro, mas a estereopsia não age com total eficiência, por isso a profundidade é menos percebida. (Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/9160-por-que-nem-todos-enxergam-imagens-em-3d-.htm#ixzz1MVdgUHGw)

Mais ou menos 3 por cento da população mundial não consegue ver imagens em 3D devido a esta doença chamada ambliopia
anacosta









2 comentários:

  1. Olá querida !!!

    Nossa, eu não sabia que isso acontecia com determinadas pessoas ! Uma pena que sejam privados deste tipo de lazer tão interessante, mas acredito que sua postagem vai ajudar muitas pessoas a entender o que acontece e o mais importante, irá procurar um tratamento e não só achar que era algum problema com o equipamento do cinema.
    Muito relevante este assunto vou divulgar pros meus contatos de e-mail.
    Obrigada por compartilhar conosco !

    Beijosss e boa semana !!

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar o seu comentário, pois isso só veio enriquecer este espaço