Lendas e mitologia

É sem dúvida um espetáculo de rara beleza, quando à noite olhamos para o céu, e o vemos completamente povoado por pontinhos luminosos.
A paz que toma conta de nós, faz (...)
com que a nossa mente, rapidamente nos transporte para um mundo de magia e encanto.
 E é aí, que um segundo céu se abre perante os nossos olhos. Um céu povoado não por estrelas, mas sim pelas mais diversas e estranhas criaturas. Cruzou-se a realidade e a mitologia e foram dados nomes, e criadas lendas sobre a sua origem.
De entre eles existem dois nomes que me fascinam: Orion e Escorpião.


“Na mitologia grega, todas as lendas contêm invariavelmente uma referência a Orion Este era um grande caçador e gabou-se à deusa Ártemis e à sua mãe Leto que iria conseguir matar todos os animais à face da Terra. Apesar de Ártemis ser também conhecida com uma grande caçadora, ofereceu protecção aos animais. Ela e sua mãe enviaram então um escorpião para fazer frente a Orion. A batalha entre os dois foi de tal forma visível que Zeus enviou o escorpião para o céu e, a pedido de Ártemis, enviou também Orion, mas para um ponto diametralmente oposto, para que os dois nunca se encontrassem e para que todos os mortais se lembrassem sempre dos malefícios do excesso de orgulho.
Uma outra lenda conta que o escorpião foi enviado por Apolo, irmão gémeo de Ártemis, para matar Orion por ciúmes da relação deste com sua irmã. Após a morte de Orion, Ártemis pediu a Zeus que o enviasse para o céu. Assim, durante o Inverno, Orion caça no céu mas quando chega o Verão chega também o Escorpião, pelo que Orion se esconde.”( http://teknospace.no.sapo.pt/lendas_celestes.htm)
“ A constelação de Escorpião tem seu nome ligado ao animalzinho que matou Orion, o belo caçador. OEscorpião foi imortalizado no céu, o mesmo acontecendo com Orion, que ocupa a mais bela de todas as constelações, aliás, facilmente identificável pelas três estrelas existentes no seu centro, vulgarmente chamadas “as três Marias”.
(http://www.maurogodoy.com.br/Astrologia.html)
div>

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário, pois isso só veio enriquecer este espaço