O mosquito



Na nossa vida convivemos com coisas que, por estarem tão presentes no nosso dia a dia, não lhe damos a devida importância.
É o caso do mosquito, bichinho pequeno, irritante e incomodativo que nos atormenta o corpo nas quentes noites de Verão.(...)

Ao ler este artigo fiquei fascinada com o que descobri acerca deles.
Sabiam que os mosquitos têm nada menos que 47 dentes?
Outro pormenor curioso, é que são as fêmeas que picam animais e seres humanos, utilizando as proteínas contidas no sangue para alimentar aos ovos. Os machos alimentam-se do néctar das flores e de outros vegetais.
As fêmeas podem colectar até cinco milionésimos de litro de sangue, dependendo da espécie. Esta cifra corresponde ao que uma fêmea do mosquito Aedes aegypti pode absorver.
Se o nervo sensorial do estômago do mosquito for retirado, o insecto não sabe quando está cheio e não pára de sorver sangue e acaba estourando.
Um mosquito detecta a sua presa através da visão. A radiação infravermelha emitida pelos corpos quentes e os sinais químicos fornecem informações para os mosquitos, que também são atraídos pelo ácido láctico e pelo dióxido de carbono, entre outros.
Um mosquito voa a uma velocidade média de 1,6 a 2 quilómetros por hora.
anacosta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário, pois isso só veio enriquecer este espaço